São multilingues, a sua cabeça é «uma república» na qual todas as línguas se dão bem. Isto diz o Anil, o indiano mais retranqueiro, que tal como a Carla e a Lydia vive em várias línguas. Viva a torre de Babel. Namasté!
13 oct 2026 . Actualizado a las 21:53 h.Lydia Botana (Fonteculler, 1984), álias Bolboreta, acaba de bater um recorde. Esta corunhesa que leva a sua música a todo o mundo já esteve «em todos os continentes». Com o alto que voa, apanhamo-la em casa por milagre, a ponto de partir rumo a Tenerife para desfrutar em família. Mas com música, não? «Eu sempre rodeada de música», sorri. «Erudita não sou de nenhum idioma», conta quem adicionou cedo o inglês às suas línguas maternas, o galego e o castelhano. «Os meus pais emigraram para Londres, e discutiam em inglês, e o meu irmão e eu acabámos por apanhá-los... Mas realmente aprendi a falar inglês em Tenerife com 18 anos. Toda a comunidade musical na ilha era inglesa, e eu a única hispanofalante», recorda. Assim, o english foi-a conquistando pela people, pela música e no supermercado. «Ali vivia com uma sueca, um romeno e uma inglesa. Éramos umas Nações Unidas nas Canárias».
Depois dessa imersão vital, esta artista de fusão com asas e raízes fez o Erasmus no Conservatório de Bolonha e aprendeu «più facile» o italiano. «Eu falava-lhes em galego diretamente e entendíamo-nos... E aprendi o italiano di strada, da rua, passarinhos, ah, ah, ah». Pouco depois aprendeu francês a tocar em França («Aprendi a falá-lo, não a escrevê-lo», pontualiza) e acabou a dar aulas numa rock eskola em Biarritz. «O francês abriu-me a porta para o mundo francófono, que é imenso! Abrange a África inteira, a Bélgica, o Canadá...», resume. A Lydia esteve há meses no Brasil com o português na ponta da língua. «A lusofonia abriu-me as portas para me comunicar em seis idiomas. O galego e o ouvido musical», assegura quem tem «sotaque galego fale a língua que falar». «Como falo a cantar, às vezes pensam que sou italiana ou argentina», diz. O mundo entra pelo ouvido. Na sua primeira experiência centro-africana receberam-na com um «boa tarde» na embaixada. «A música é universal — diz a artista mestiça —. Não há fronteiras. No Japão ponho as pessoas a cantar: ‘Nunca choveu que non escampara’. É um orgulho. O meu avô, que falava galego com gheada, tinha uma mistura da emigração, dizia: ‘Apaghaches a luz da living room?’. E eu dizia-lhe: ‘Apaghei!’ Fiz uma canção com isso. Cada vez que ouço uma criança a falar galego, babo-me toda».
«Tenho um sotaque da Corunha, da Corunha; se não me vires, não sabes que sou indiano»
Foi por amor, por um amor sem medo do choque de culturas, que Anil Gambhir veio da Índia para a Galiza há 25 anos. «A vida de aqui é diferente da que tinha lá. Aqui vai-te mudando tudo», diz este indiano retranqueiro que trouxe da sua terra o híndi, o urdu e o panjabi, fala inglês, vive a maior parte do tempo em espanhol e se sente «moi galego». À Índia pôde voltar para ver os seus irmãos, e para velar os seus pais quando morreram, algo que ele valoriza em todos os idiomas.
Anil, que vive o presente com calma e «fluidez», adverte que a diferença de pensamento e de culturas se nota, mas qualquer «obstáculo é superável pelo amor, filliña». E recorda que o seu sogro na altura disse à sua sogra: «Moi lonxe foi a rapaza buscar o mozo, non?».
POLÍGLOTA À GALAICA
Ele é um políglota à galaica, dos que não se entusiasmam com qualquer coisa, dos que reduzem os próprios méritos. «Da Índia trouxe o híndi, o urdu e o panjabi. E falo inglês e espanhol, que são os idiomas que todo o mundo fala». Non tal...
Anil abriu aquele que foi o primeiro restaurante indiano que houve na Corunha, o Da India. «Uma das coisas de que mais gostei quando cheguei foi a comida, e não havia restaurantes indianos, por isso abri eu o primeiro», conta. Esse negócio deu-lhe de comer 22 anos, «mas por problemas de saúde, por uma doença pulmonar» que o manteve hospitalizado dois meses, teve de deixar o restaurante. «As pessoas perguntavam-me: ‘Mas por que deixaste o restaurante?’. E eu: ‘Pela saúde’. E diziam-me: ‘E não te corria bem?’. ‘Bem não, muito bem! Mas são coisas da vida’», partilha resumindo em poucas palavras mais de vinte anos. «Os problemas estão aqui para ser resolvidos, diz este seguidor de Daniel Goleman e de Elsa Punset, «e podemos resolvê-los facilmente ou dificilmente. Eu resolvo-os facilmente, e digo: ‘Olha que fácil o resolvo, embora talvez tenha demorado dez anos a dar-me conta’».
Agora Anil, que foi guia turístico na Índia e cozinheiro mas não padre na Galiza, dedica-se profissionalmente à tradução. Foi uma oportunidade que surgiu por acaso. «Comecei por ter de traduzir coisas do híndi para os tribunais», relata. «Pouco a pouco fui ganhando o hábito e comecei a dedicar-me a isto, depois de fechar o restaurante».
«Com 25 anos não és a mesma pessoa que com 45», diz olhando para o mar de Riazor, na Coraza, sem couraça mas com kurta (o traje indiano que lhe fizeram para um casamento, que guarda como relíquia). O seu telefone não para. Ele, que diz ser um rapaz com sorte («O sucesso acompanha-me. E na Galiza sempre me trataram muito bem»), aponta que ter 20 anos na Índia é como ter aqui 40. «Lá a sociedade está feita para se despachar cedo. Rapidamente sais, fazes-te à vida. Com 22 anos, a sociedade indiana não vê com bons olhos que continues a viver em casa dos teus pais. E eu sou um irrequieto». Anil tem um sotaque corunhês, fez cursos para obter o Celga 3 e a sua expressão favorita é «o carallo!», conta a rir-se perdidamente.
A CHAMADA A TRÊS
Os idiomas que ele sabe têm hoje grande procura profissional. Ele trabalha em inglês («Não sou um grande especialista nessa língua», admite), em híndi, em urdu e em panjabi. «Antes eram traduções presenciais, mas agora costumo trabalhar através de chamadas telefónicas. Ao meu telemóvel chegam necessidades de comunicação de toda a Espanha. Encaminham-me as chamadas», diz Anil, trabalhador independente que trabalha, por meio de contratos com intermediários, para as Administrações públicas, em áreas como a Saúde e a Educação.
Interrompemos a conversa porque entra uma chamada de trabalho. «Muitas vezes fazemos chamadas a três. O médico, o utente e o tradutor, por exemplo. Nós, os intérpretes, tornamos possível a comunicação entre falantes de diferentes idiomas», pormenoriza Anil, que também dá uma ajuda na Cruz Vermelha e auxilia os estrangeiros que chegam à Galiza a orientar-se no médico.
O inglês aprendeu-o na infância, na escola. E começou cedo a desenrascar-se em espanhol e a mexer-se em galego. «O meu sotaque é corunhês-corunhês. Se não me vires a cara, não sabes que falas com um indiano. E retranca tiven sempre... Penso que já a tinha na Índia, mas aqui acentuou-se mais, pegou-se-lhe o sotaque. Os idiomas são como a música. Como comunicas as emoções de duas pessoas? Eu digo sempre: ‘Eu não falo, estou a comunicar à tua emoção’». Assim se estabelece a comunicação em urdu, em inglês ou em galego (a lingua tanto ten), embora nem sempre sintonizemos com a pessoa que está à frente, ou ao lado. «Com empatia entendes-te, é universal», assinala.
Em que idiomas vives e sonhas, usas um para cada coisa? «Vivo em espanhol, mas sonho às vezes em inglês, outras em híndi, outras em urdu... Os sonhos vão mudando. Às vezes os soños son galegos. A minha mente é uma república em que os idiomas convivem facilmente. Ninguém governa... bem, governa o espanhol. Intuitivamente, tudo funciona, mudo de língua sem problema», assegura Anil, que nunca lle chama burro ao cabalo.
«Para aprender uma língua é preciso vivê-la»
A paixão da Carla Moncada, professora de inglês, pelos idiomas vem de longe e nasceu perto. «Alguns dos meus avós falam galego, o meu pai alternava consoante a pessoa com quem falava. O galego e o castelhano sempre conviveram na minha vida e depois apareceu o inglês com os Take That. O que é que não pode faltar a um adolescente na sua vida? A música!», diz a Carla, que está a criar o filho em inglês, sem deixar de lado as línguas em que nasceu. «Ao meu filho Jaime digo-lhe todas as noites: ‘I love you madly’, mas também: ‘Gosto muito de ti’», diz e pergunta ao filho: «Como é que eu gosto de ti, Jaime? Como o porco da galinha?». E o Jaime: «Não, como a truta do trutão!». No BUP obrigaram a Carla a escolher entre o desenho e outro idioma. «E assim apareceu o francês na minha vida...», relata quem na sua paixão vê o lado positivo de se fazer entender pelo mundo fora. «Passei horas e horas, anos e anos, metida na Escola de Idiomas», assegura.
NA CITY «DIVERTENTE»
Em 2004 foi viver para Londres e começou a sonhar em inglês. Na City entrou em jogo um quinto idioma. «Entre os meus companheiros de casa havia gente italiana, e o italiano tem coisas semelhantes ao galego, e parecenças com o francês. Vais tirando retalhos dessas línguas e deitas as raízes para aprender um idioma novo», guia-nos. No Reino Unido conheceu também gente da Índia: «Gostas do som do que falam e queres mais! A ver filmes de Bollywood ganhas o gosto ao híndi. Cheguei a ir um mês para a Índia. A mim o que me agrada é falar a língua da outra pessoa, porque aproxima-te, cria um vínculo que de outra forma não existe». Quem dança em hindu, pormenoriza a Carla, mexe os ombros. Também começou com o chinês. E em 2008 foi viver para a Indonésia: «Mergulhei no indonésio com kopi (‘café’)».
A Carla está habituada aos cruzamentos linguísticos. «As interferências costumam produzir-se no último idioma que adquires. E às vezes tens bloqueios, não te saem as palavras nem na tua língua», confessa quem hoje vive 50% em espanhol e os outros 50 em inglês. A sua espinha encravada, diz, é o alemão. «Gostar de línguas requer dedicação e esforço. O meu desafio é que os meus alunos, tal como o meu filho, o aprendam de forma natural, a brincar. Para aprender uma língua é preciso vivê-la, aproximá-la do teu dia a dia», convida. Come on!