«Uma pergunta clássica do verão é: "Quando é que se acende o mar de ardora?"»
VEN A GALICIA
Os técnicos de turismo da Costa da Morte resolvem todo o tipo de dúvidas, inclusive as mais peculiares
06 oct 2026 . Actualizado a las 21:16 h.Este verão foi de recorde em muitos pontos da Costa da Morte e com os visitantes chegam também as dúvidas de pessoas que procuram descobrir a zona e que os diferentes profissionais dos postos de turismo foram atendendo com diligência. Algumas dessas dúvidas são razoáveis, como a questão sobre se existe alguma aplicação para consultar o estado das marés ou as bandeiras de aviso que há em cada praia, mas outras têm as suas particularidades.
No posto de turismo do Cabo Vilán têm claro qual é uma das dúvidas mais comuns: «Uma pergunta clássica do verão é: ‘‘Quando é que se acende o mar de ardora?''». Embora a costa que rodeia o seu farol desperte muitos mais interrogantes. «Uma consulta muito recorrente quando o mar bate com força nas rochas e se forma uma espuma densa é se o mar está poluído», comenta a técnica municipal de Camariñas, Virginia Barros. Precisamente estas rochas suscitam outra questão: «Há quem pergunte se a cor escura que as algas dão às rochas ainda é chapapote de quando foi o Prestige», diz Barros. Também a própria baliza tem as suas curiosidades: «‘‘A que horas se acende o farol?'' Ou chegámos mesmo a ouvir: ‘‘por que razão não está aceso durante o dia?''», recorda.
Os hórreos são outro ponto da paisagem galega que mais questões desperta entre os que descobrem a Galiza. Nas Torres do Allo de Zas, onde três hórreos se destacam na zona exterior do pazo, costumam ouvir uma pergunta comum: «Os hórreos do pazo chamam muito a atenção e perguntam sempre para que servem essas casas que veem por toda a Galiza», diz o guia do edifício, Manuel Blanco.
Com um pouco mais de imaginação perguntaram uns visitantes centro-europeus no posto de turismo gerido pela Fundação Brandomil, já que, como conta a sua técnica, Sabela Pérez, atribuíram estas construções a «duendes da natureza ou a algum tipo de fada». «Viram que em alguns sítios se faziam oferendas a estas criaturas, por isso perguntaram se os hórreos eram a casa de algum espírito protetor do lar», recorda Pérez. Criaturas mitológicas também as tentaram procurar nas Torres do Allo. Comenta Manuel Blanco que houve um grupo que afirmava que um vizinho de Zas lhes tinha dito que viviam no pazo e, portanto, vinham vê-las.
Pela zona também passaram alguns peregrinos peculiares. Enrique Eduardo Iglesias, da Fundação Brandomil, cruzou-se uma tarde com um viajante alemão que chegou para pernoitar nas proximidades da Ponte Vella. Viajava de trator e levava uma caravana feita de madeira como reboque. Diz Enrique que o homem «estava reformado e por isso tinha decidido viajar». Sobre a forma de transporte, comentou-lhe que «assim podia ir olhando e observando a paisagem com calma» e que «vinha de Fisterra e evitava as cidades».
Muita informação prévia
Surpreende cada vez mais nos postos de turismo a preparação dos visitantes. Comenta Martín Martínez, técnico de Cultura de Cabana, que lhe chamou a atenção a quantidade de pessoas que conheciam de antemão o banco do miradouro de Os Picotiños. «Muita gente, antes de vir, já pergunta por correio eletrónico ou telefona para solicitar informação, sobretudo rotas de caminhada ou de bicicleta, e também pais para conhecer possíveis atividades para fazer com os seus filhos», diz Martínez, que acrescenta ter notado uma maior implicação dos visitantes nas atividades culturais.
Embora a maioria dos turistas se informe pela internet ou páginas web dos próprios locais que visita, no farol Vilán já se encontraram com os primeiros casos de viagens planeadas através de ferramentas de inteligência artificial como o ChatGPT. «Sobretudo gente jovem», assinala a técnica de Camariñas, que seguem uma rota feita por IA.