Kurum, a coreana que mostra ao mundo o Caminho de Santiago: «A carne ao caldeiro foi uma verdadeira revelação»

Yolanda García Ramos
Yolanda García REDAÇÃO / LA VOZ

VEN A GALICIA

Kurum posa a su llegada a la plaza del Obradoiro
Kurum posa a su llegada a la plaza del Obradoiro

Há três meses que pôs a mochila às costas para percorrer Espanha. No seu país, o Caminho de Santiago é muito conhecido. Agora acaba de o terminar, feliz após a experiência: «Todos caminhamos para o mesmo destino»

22 sep 2026 . Actualizado a las 12:33 h.

«O Caminho de Santiago é muito famoso na Coreia», diz a criadora de conteúdos Kurum (@tomatetemato_), embora não tenha encontrado tantos compatriotas como julgava a caminho de Compostela. Peregrinar foi uma das suas maravilhosas experiências desde que pôs a mochila às costas há três meses: «Espanha tornou-se num país ainda mais especial para mim». Aqui já tem amigos que são como irmãos, como Nadia na Catalunha, a cuja casa chegou «sem saber absolutamente nem uma palavra em espanhol», ou como os youtubers Kikillo e Fizpireta que conheceu na sua terra e a animaram, e acompanharam, a fazer a rota jacobeia. Numa publicação diz com a simpatia que a caracteriza: «Comi mais quilómetros do que aqueles que caminhei». «O polvo e as zamburinhas estavam deliciosos, mas a carne ao caldeiro no primeiro dia foi uma autêntica revelação», destaca. Os espigueiros (hórreos) deixaram-lhe «uma marca especial»: «Fascinantes e preciosos».

Kurum relata que escolheu Espanha pelo Caminho ao refletir sobre como caminhar sozinha a ajudaria a arrumar muitos pensamentos, no seguimento de um episódio «pessoalmente difícil». «Foi a minha primeira vez na Galiza e, ao chegar, pensei: “Uau!”. A paisagem galega era verde e tremendamente bela. Pouco antes tinha estado em Cádis, no extremo oposto. Estava completamente apaixonada pelo encanto do sul da Andaluzia, mas, ao entrar na Galiza a partir do comboio, fiquei maravilhada com essa outra beleza fresca e luminosa que os bosques e rios reluzentes ofereciam». E a gastronomia «deliciosa!», diz Kurum.

O Caminho recorda-lhe a vida: «Todos caminhamos para o mesmo destino (Compostela), mas cada um fá-lo ao seu próprio ritmo e à sua maneira». Uns sozinhos, em silêncio. Outros com a família, a conversar. Outros com amigos, entre risos. Conhecemos pessoas que não voltaremos a ver. Às vezes o esforço produz dor. Noutras experimentas alegria.

Nascida em Gimpo, diz que cresceu no ambiente competitivo da Coreia que a ensinou a viver com intensidade a perseguir os seus sonhos, mas reconhece que a vida foi tornando-se «algo sério e pesado». Um dia deu-se o click, «não com a cabeça, mas com o coração», e entendeu que «a vida consiste em sentir muito, experimentar, rir, amar e partilhar com os outros durante este breve tempo que nos foi dado». Com outra perspetiva: «Fazer o próprio caminho com diligência e alegria sem cair no nihilismo... Acho que é isso que define alguém verdadeiramente feliz».

Nas redes a sua fórmula mágica é o humor: «Para mim não é apenas um recurso para fazer as pessoas rir, mas sim uma atitude de viver a vida com um pouco mais de leveza. Acho que o poder do riso é realmente enorme». E descobre que, mesmo com línguas e culturas diferentes, «podemos rir juntos, entender-nos e conectar-nos».

Dos espanhóis impressionou-a o facto de «são pessoas que sabem desfrutar de verdade da festa». As cenas de famílias inteiras a dançar de madrugada não são comuns na sua terra e emocionaram-na: «En el fondo la vida es como una fiesta». Diz que Espanha é «colorido, partilha, paixão». Na verdade, no Caminho aprendeu esta frase: «Partilhar é viver», mas para lá do material. Na sua terra natal existe outra expressão: «Os coreanos são um povo de haehak». Não há tradução exata. O conceito alude a «um riso carregado de ternura e serenidade que permite encarar com leveza as fadigas e contradições da vida». «La sociedad coreana puede parecer intensa y competitiva, pero en su interior existe esa sensibilidad colectiva», diz. Para Kurum, no aspeto emocional, coreanos e espanhóis são parecidos.